Instituto Pensar - Entidades do audiovisual reagem à nomeação de dentista amiga de Mario Frias

Entidades do audiovisual reagem à nomeação de dentista amiga de Mario Frias

por: Mônica Oliveira 


Em carta aberta, 18 entidades criticam a nomeação da dentista amiga de Frias para cargo no Centro Técnico Audiovisual (Foto: reprodução Instagram)

Entidades reagiram à escolha da dentista Edianne Paulo de Abreu, amiga do secretário especial de Cultura, Mario Frias, para o cargo de coordenadora-geral do Centro Técnico Audiovisual (CTAv), órgão subordinado à Secretaria Nacional do Audiovisual. A insatisfação de 18 entidades do setor audiovisual resultou na formulação e divulgação de um carta aberta, nessa segunda-feira (21), onde expressam "enorme preocupação? com os rumos do órgão e reafirmam compromissos com o setor.

De acordo com o O Globo, a carta destaca o momento de incertezas que vive a Cinemateca Brasileira, cujas chaves foram entregues à Secretaria do Audiovisual em agosto, e critica a nomeação da dentista amiga de Frias para o cargo no CTAv.

"De um lado, um órgão público sem comando especializado, nem recursos para gerir o maior acervo audiovisual do país. De outro, uma instituição que passa a ser comandada por uma profissional sem conhecimento e preparo técnicos específicos para gerir um órgão com tamanha complexidade e importância?, diz o texto, que ainda resgata:?? "Desde então, mesmo após encontros com associações do setor e promessas de resolução do impasse administrativo, os rumos da instituição permanecem incertos e o acervo segue desprotegido?, diz a carta.

Leia também: Em carta enviada ao Congresso, artistas e intelectuais se opõem a Mario Frias

Em outro trecho, o documento aponta as principais missões do Centro Técnico do Audiovisual, que deveria "apoiar, capacitar, difundir e preservar? o setor. O documento finaliza reforçando  "a importância de um princípio fundamental da gestão pública: a necessidade de nomeações de caráter técnico para órgãos públicos?.

Entre os 18 grupos que assinam a carta estão entidades como a Associação Brasileira de Cineastas (Abraci), a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo.

Com informações de O Globo e Folha



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: